quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

MTC: Constipação


Esta é uma altura do ano em que o frio chegou, e as constipações começam a ser bem comuns. 
Na Medicina Tradicional Chinesa  este tipo de patologia, designada por constipação comum, é causada por um ataque de Vento-Frio ao organismo.

Os principais sintomas deste estado são geralmente dor de cabeça, congestão da mucosa nasal e descarga nasal, espirros, aversão ao frio, febre, irritação da garganta, tosse e um pulso flutuante, que por norma dura 3 a 7 dias.

Apesar da causa principal ser o vento-frio, a evolução do desequilibro depende do estado da energia (Qi) do organismo, se este está forte ou enfraquecido. Este desequilibro situa-se na camada da energia defensiva do organismo (Wei Qi), e localiza-se ao nível do pulmão, como tal se a energia do pulmão está forte, o organismo irá oferecer maior resistência ao ataque de vento-frio não permitindo assim um agravamento da desarmonia. (Liu, Liang; Liu, Zhanwen Essencial of Chinese Medicine)

A um nível global a medicina chinesa tem como foco, tentar perceber quais os factores que possam estar a promover uma diminuição da energia do organismo, tal como um estilo de vida desadequado, ou factores emocionais que possam estar a desencadear este quadro. Qualquer uma das medidas terapêuticas que seja utilizada, (acupunctura, farmacopeia, dietoterapia....) vai ter como objectivo, primeiramente eliminar o 
vento-frio, e em simultâneo fortalecer o Qi do organismo.

Ao nível da alimentação, neste quadro em particular devem ser evitados alimentos crus, comidas frias, e lacticínios.
Preferencialmente deve ser feita a ingestão de alimentos quentes ou mornos, cujo os métodos de preparação mais adequados são cozidos e fritos (com o mínimo de gordura).
Deve ser aumentado na dieta, alimentos como cebolas verdes e coentros, e especiarias anis, chili, gengibre, alho, pimenta, rosmaninho, tomilho e canela. Para além disso, a ingestão de chás picantes, e bebidas como vinho quente ou whisky são aconselhadas (Joerg Kastener, Chinese Nutrition Therapy)

Sugestão: Infusão de gengibre, limão e canela
De preferência, na fase inicial dos sintomas, antes de dormir, tomar a infusão, e tapar. É normal que haja muita transpiração durante a noite, esta é uma forma de eliminar o factor causador da patologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Populares