Reiki é uma terapia complementar realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, sendo transmitida a "Energia Universal" (Reiki)para as zonas mais necessitadas da pessoa. Esta é uma terapia complementar ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias.

Esta técnica visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral.

Reiki é também uma terapia profilática, levando o praticante ou o utente a encontrar o seu equilíbrio vital, auxiliando-o a reagir melhor às condições propícias à doença e é, também, um excelente suporte para cuidados paliativos. O Reiki tem vindo a ser integrado em vários hospitais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, como uma terapêutica complementar.

O reiki enquanto prática tem técnicas de auto-ajuda com vista ao crescimento pessoal, além da possibilidade de auto-tratamento. Para o compreendermos, temos que compreender que tudo é energia, o Reiki tem uma perspectiva holística sobre o Homem e a realidade que o rodeia e na qual está inserido.


Pressupostos da Terapia Complementar Reiki

A terapia Reiki tem uma perspectiva holística, olha para o homem como um todo, com dimensões físicas, emocionais, mentais e energéticas. Sabemos que o contacto das mãos do terapeuta ou a sua proximidade propiciam alterações nessas diferentes dimensões.

Como funciona o Reiki


O Reiki por si não cura. O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade autocurativa do paciente. Tal pode ocorrer nas seguintes formas.


  - Produzindo um profundo estado de relaxação que pode aliviar o stress que sofre, como consequência da sua enfermidade 


 - Aumentar as defesas do corpo de modo a que ajude a superar, por exemplo, uma infecção, estimulando o seu sistema imunológico


  - Aliviar estados de depressão e cansaço


  - Eliminar ou reduzir os efeitos secundários de fármacos, sobretudo da quimioterapia


  - Potencia o efeito benéfico dos fármacos quando um paciente não está a responder ao tratamento


 - Acelerar a eliminação de toxinas da anestesia e fármacos empregues


 - Reduzir a ansiedade antes de uma intervenção cirurgica ou química 


 - Aumentar a sua capacidade de recuperação depois de uma  intervenção

Como se aplica um tratamento de Reiki


Pode ser aplicado ao paciente estando ele sentado ou deitado, sempre com a roupa vestida. O praticante passa as suas mãos sobre o paciente em determinadas posições, sem exercer pressão ou manipulação de algum tipo. O praticante pode pousar as suas mãos em pontos que o paciente peça, caso tenha dores mas seguindo um rigoroso código de ética.


As sessões podem durar entre 30 minutos e 1 hora e meia, dependendo das necessidades do paciente.

 

Mensagens Populares